7 Março 2024
Key takeways
Não é novidade que cada vez produzimos mais dados e que esses dados, quando armazenados corretamente, produzem ativos muito valiosos para as empresas. No entanto, o maior desafio para qualquer organização é transformar esses dados em informações críticas para o negócio, originando maior competitividade, rentabilidade, inovação, melhoria de performance e agilidade na tomada de decisões.
Nunca como hoje se produziu tanta informação. Mas como podem as empresas aproveitar esses dados e usá-los em seu benefício? Como pode transformar a sua empresa numa empresa Data-Driven? Que desafios oferece o armazenamento dessa informação proveniente não só da própria empresa como do mercado e dos seus clientes? Como dar uma resposta eficaz e antecipada a esta nova realidade?
A cloud é uma tendência que se traduz em maior rapidez e eficácia para as empresas. Além disso, as várias opções existentes democratizam o acesso das organizações, trazendo mais oportunidades com custos reduzidos.
Se antes as organizações guardavam os seus dados em data centers privados, agora têm a possibilidade de tê-los em várias plataformas seguras o que traz enormes benefícios ao negócio, trazendo inovação e melhoria de performance para o centro dos processos.
O que é uma cloud híbrida?
Uma cloud híbrida é um ambiente informático que combina uma cloud pública e uma cloud privada, permitindo que os dados e as aplicações sejam partilhados ambos. Sempre que existe variação na procura de recursos e necessidades de processamento, a computação na cloud híbrida proporciona às empresas a capacidade de facilmente dimensionarem a infraestrutura local para também utilizar a cloud pública, de forma a suportar qualquer capacidade excedida. A utilização de uma cloud híbrida não só permite às empresas dimensionarem os recursos informáticos, como também elimina a necessidade de gastos excessivos na compra de novos recursos para lidar com picos de procura a curto prazo. As empresas pagam apenas pelos recursos que utilizam temporariamente, em vez de terem de comprar, programar e manter recursos e equipamentos adicionais que poderiam ficar inativos após os picos de utilização e permanecerem inativos durante longos períodos. A computação na cloud híbrida é a “melhor plataforma de todos os mundos”, proporcionando todos os benefícios da computação na cloud – flexibilidade, escalabilidade e eficácia económica – minimizando o risco da exposição dos dados.
Ao combinar o melhor dos dois ambientes, a cloud híbrida traz às empresas uma maior agilidade para responder rapidamente às mudanças do mercado. Assim, uma empresa pode usar a cloud privada para as informações mais críticas e manter, por exemplo, outros dados menos sensíveis no ambiente público.
Optar por uma cloud híbrida traz muitas vantagens às organizações uma vez que lhes permite flexibilidade, segurança e adaptabilidade de gastos. Além disso, a organização tem menos custos, pois somente paga consoante as necessidades.
A cloud é uma poderosa ferramenta que melhora a gestão dos negócios, cria rotinas mais ágeis e torna os fluxos de trabalho mais eficientes.