7 Março 2024
Key takeways
A tecnologia ocupa hoje um lugar de destaque nas nossas vidas e nos negócios. Por isso, 2024 promete ser um ano em que a tecnologia aliada a uma abordagem centrada no cliente criará uma simbiose perfeita e de sucesso para as organizações.
Philip Kotler trouxe-nos o conceito do Marketing 5.0, em que coloca a tecnologia no centro das estratégias de negócio com o propósito de entregar valor ao cliente. É facto que a Inteligência Artificial (IA) veio revolucionar a forma como vivemos, trabalhamos e até comunicamos. Ao analisarmos as aplicações de IA, percebemos que podem assumir diversas formas e interpretações e, no Marketing, estão a ganhar terreno também no processo criativo, conforme destacado no relatório “Marketing Trends 2024” da Kantar. No mercado volátil de hoje, é crucial que as empresas atuem de forma proativa na esfera criativa para se manterem competitivas e inovadoras.
A IA emergiu como uma poderosa aliada no mundo do Marketing, transformando a maneira como as empresas se conectam com os seus públicos-alvo. Em primeiro lugar, a IA oferece uma capacidade incomparável de análise de dados, permitindo às empresas compreenderem os padrões de comportamento do consumidor com uma profundidade sem precedentes. Essa capacidade de análise possibilita a personalização extrema das estratégias de Marketing, adaptando-as às preferências individuais de cada consumidor e antecipando as suas tendências. Essa personalização não só aumenta a relevância e o impacto das campanhas, mas também fortalece o relacionamento com o consumidor, resultando em interações mais significativas e duradouras.
Construir uma marca verdadeiramente relevante e única não se resume a ter uma presença robusta no mercado. Envolve a compreensão das necessidades, comportamentos e desejos do cliente, aliada à entrega de campanhas e estratégias de Marketing autênticas, inteligentes e assertivas, que permitem estabelecer conexões genuínas e relevantes com o público.
Com base nos dados sobre as preferências dos consumidores, os algoritmos de IA podem recomendar produtos, adaptar conteúdos e ajustar estratégias de maneira dinâmica.
Por outro lado, à medida que os profissionais e departamentos de Marketing abraçam a IA generativa, as possibilidades para a criatividade parecem infinitas. Mais de metade (67%) dos profissionais de Marketing sentem-se positivos em relação às possibilidades da IA generativa, segundo o estudo da Kantar.
Desde a geração de conteúdo escrito e visual até à personalização de campanhas de forma mais eficiente, a tecnologia promete elevar o padrão das estratégias de Marketing com a criação de conteúdo e experiências precisas e direcionadas a segmentos específicos. No entanto, a mera adoção não é suficiente, é crucial entender como a IA generativa pode ser integrada nos processos criativos, bem como ser relevante e autêntica para maximizar o seu potencial.
A Inteligência Artificial é um aliado poderoso que impulsiona a eficiência, a personalização e a inovação nas estratégias de Marketing, e as empresas que a integram nas suas estratégias estão melhor preparadas para conquistar vantagens competitivas e sustentáveis.
Artigo de opinião publicado em:
- CCIP – fevereiro 2024