Skip
BI4ALL BI4ALL
  • Expertise
    • Data Strategy & Governance
    • Data Visualisation
    • Inteligência Artificial
    • Low Code & Automation
    • Modern BI & Big Data
    • R&D Software Engineering
    • PMO, BA & UX/ UI Design
  • Knowledge Centre
    • Blog
    • Setores
    • Customer Success
    • Tech Talks
  • Sobre Nós
    • História
    • Board
    • Parceiros BI4ALL
    • Prémios
    • Media Centre
  • Carreiras
  • Contactos
Português
InglêsAlemão
Página Anterior:
    Knowledge Center
  • Algeco: Unifica dados e ganha agilidade com o iAnalytics

Algeco: Unifica dados e ganha agilidade com o iAnalytics

Página Anterior: Blog
  • Knowledge Center
  • Blog
  • Fabric: nova plataforma de análise de dados
1 Junho 2023

Fabric: nova plataforma de análise de dados

Placeholder Image Alt
  • Knowledge Centre
  • Algeco: Unifica dados e ganha agilidade com o iAnalytics
14 Fevereiro 2024

Algeco: Unifica dados e ganha agilidade com o iAnalytics

Algeco: Unifica dados e ganha agilidade com o iAnalytics

Presente em 20 países, a Algeco disponibiliza mais de 220 mil módulos e conta com mais de 3000 colaboradores na Europa. Com um grande número de sistemas de IT/ERPs entre as várias unidades de negócio, a empresa sentiu necessidade de consolidar toda a informação proporcionando uma visão única, mais consistente e integrada a todos, independentemente do país em que trabalham.

A Empresa

A Algeco é uma empresa multinacional e líder mundial que, em 1955, inventou o conceito de construção modular. A Algeco comercializa espaços modulares prefabricados que dão resposta a uma ampla variedade de necessidades de negócios, soluções exclusivas para atender adequadamente às necessidades temporárias ou permanentes dos profissionais em todos os setores.

É uma empresa de serviços que aluga ou vende instalações standard ou personalizadas, temporárias ou definitivas, que dão resposta a todo o tipo de utilização: escolas, outros espaços de ensino e formação, centros médicos e de ação social, espaços complementares de ação médica e paramédica, escritórios, áreas sociais, vestiários, sanitários/balneários, refeitórios, postos médicos, armazéns, arquivos, portarias, entre outras. Na sua versão base servem ainda estaleiros de obra e eventos.

Embora a Algeco tenha produtos principais, os módulos/espaços prefabricados, ao longo dos anos tem diversificado e complementado a oferta: “Ao aluguer de espaços modulares juntámos os serviços 360, equipamentos e serviços complementares ao aluguer do espaço modular para que se disponibilize cada vez mais soluções chave-na-mão, completas, aos nosso clientes”, explica Carlos Cruz, Diretor de IT da Unidade de Negócios ENSE (Este, Norte e Sul da Europa).

YouTube Video Thumbnail

O Desafio

A Algeco tinha serviços de Business Intelligence, que estavam em plataformas com proprietários diferentes e em países diferentes, o que deu origem a várias versões da mesma verdade.

O desafio era, por isso, envolver todos os países e construir uma solução que pudesse garantir o mesmo nível de satisfação e resposta às necessidades que tinham com as diferentes plataformas de BI.

Na verdade, já havia um interesse interno em explorar as tecnologias emergentes que a Microsoft estava a lançar, onde o principal objetivo era entregar serviços de BI, e não apenas ter produtos de BI disponíveis.

Jean-Marc Varnet, Diretor de IT para a Europa, lembra que havia 11 países na ENSE com sistemas diferentes: “o contexto era muito diverso, havia falta de harmonização entre os sistemas e os processos de negócio. Foi então importante consolidar os dados de vários países num novo Data Warehouse criado para a unidade estratégica de negócios da ENSE. ”

Assim nasce o iAnalytics, uma solução analítica composta por tecnologias Microsoft que foram recomendadas e suportadas pela BI4ALL. “Responsável por vários países da Europa com diferentes sistemas ERP, o iAnalytics foi a resposta certa para obter todos os indicadores-chave de desempenho necessários para gerir o negócio e realmente tê-lo sob controlo. Isso ajudou-nos a aumentar a eficiência da força de vendas e VAPS (Valor Acrescentado de Produtos & Serviços), revela Angèle Brucker, Managing Director da Unidade de Negócios ENSE.

Embora a implementação tenha sido transversal a todos os departamentos, a reação dos colaboradores foi um dos desafios. As pessoas viram algo a ser mudado nos seus processos diários, que tinham de começar a ter em conta, mas que ainda não respondia a uma quantidade significativa das necessidades de reporting que tinham na altura. No entanto, estavam entusiasmadas devido aos reports que a equipa de BI estava a entregar.

Informação consolidada e acessível

Carlos Cruz reconhece que “o maior desafio foi efetivamente quebrar o hábito de utilizar outras plataformas e desafiar o existente. Na altura, era uma realidade país por país e com o iAnalytics, passou a haver a noção de particular e conjunto. Para mim, este foi o ponto mais forte”.

Outro dos desafios foi alterar a forma de pensar de alguns colaboradores de algumas funções, que até à data estavam a produzir reports em vez de estarem focados na análise de negócio. Essas equipas sentiram-se um pouco ameaçadas com uma perda de controlo sobre os dados granulares.

O Grupo da Algeco tem investido na aquisição de novas empresas e o iAnalytics mostrou-se também uma peça chave neste processo, que é sempre moroso e bastante complexo. Para os decisores do grupo da Algeco é muito importante obter a informação dos principais KPIs das novas empresas adquiridas, para poderem acompanhar o negócio juntamente com todas as outras empresas do Grupo, e foi aí que se fez a diferença.

Em cerca de 3/4 meses, o iAnalytics consegue fornecer essa informação relevante para os decisores, já alinhada com todo o universo de empresas do grupo, trazendo assim uma maior eficácia ao negócio.

O IT Diretor para ENSE fala-nos ainda de um outro aspeto: “a definição de métricas era diferente de país para país, como por exemplo a forma como medíamos as unidades em aluguer. Temos mais de 220 mil módulos para alugar por toda a Europa. UOR (units on rent), por exemplo, mede quantas unidades alugamos aos nossos clientes, sendo o nosso objetivo ter o maior número de unidades alugadas e o menor número de unidades nas nossas instalações. Mas este não era usado da mesma forma em todos os países.”

Placeholder Image Alt
Placeholder Image Alt
Placeholder Image Alt

Benefícios

Para conduzir o negócio de forma ágil e com base num conhecimento sólido e integrado, a informação passou a estar consolidada num único sistema, o iAnalytics. Para Jean-Marc Varnet, o maior benefício foi ser possível “consolidar a informação proveniente dos vários sistemas ERP e gerar, harmonizar e capturar os dados dos vários sistemas operativos”.

Também Carlos Cruz concorda que “os benefícios são muitos e até difíceis de quantificar”. A solução foi uma mudança de mentalidade e uma mudança enorme para a Algeco. Aceder de todas as geografias às mesmas informações de uma forma simples e intuitiva traz valias significativas para todos.”

Melhor suporte à decisão e aumento da produtividade

A Gestão passou a ter acesso direto e uma visão mais ampla das informações, o que agiliza a forma como se conduz os negócios em todo o Grupo.

Segundo Carlos Cruz, “o suporte à decisão foi claramente melhorado. Os analistas de negócio economizaram tempo que antes era gasto na produção e manutenção dos relatórios existentes e agora podem focar-se na análise. Outra vantagem é que o facto de ter inteligência centralizada torna qualquer mudança num KPI imediatamente disponível para todos, reduzindo significativamente o tempo necessário para replicar a mudança em todos os relatórios e garantir uma boa qualidade dos dados e o mais rápido possível.”

Angèle Brucker realça que “o iAnalytics é muito intuitivo e fácil de usar. Quase se pode usá-lo sem qualquer formação. O iAnalytics é tão poderoso que, em combinação com o Excel, qualquer análise específica (personalizada) assente em desafios específicos, pode ser feita em poucos minutos. Mostra imediatamente onde estão os problemas e quais as ações corretivas que são necessárias. A título de exemplo, mostra rapidamente em qual setor de atividade estou a perder volume de negócio, quem são os clientes em risco do meu portfólio (com receita decrescente), se os preços dos meus Comerciais estão de acordo com as diretrizes, etc. ”

A Solução

Jean-Marc diz que “é uma vantagem competitiva real poder calcular e usar as informações dos vários sistemas transacionais: tal permite-nos conhecer uma tendência de mercado, avaliar o desempenho geral das vendas e conseguir monitorizar a penetração dos produtos no mercado. Aumentámos a nossa capacidade de reagir rapidamente na eventualidade de algo acontecer, em termos de qualidade dos serviços prestados ou preço, por exemplo.”

Em 2019, a Algeco decidiu alargar a solução a todo o Grupo, o que significa que, até 2022, serão eliminadas todos as soluções alternativas, portanto o objetivo é incluir todas as informações da empresa no Data Warehouse do Grupo e posteriormente ter todos os relatórios e dashboards construídos sobre essa base de dados.

O modelo de dados é a chave, suportado pela base de dados onde são armazenados os dados de todos os sistema fonte, assegurando a tão desejada SSOT (única fonte confiável) onde todos os reports do Grupo estão apoiados.

YouTube Video Thumbnail

Testemunhos

"A BI4ALL é o que procurava e não sabia se iria encontrar. Encontrei um grupo de pessoas altamente motivadas e dedicadas, com uma enorme agilidade e capacidade de trabalho, exatamente o que pretendíamos."

Carlos Cruz

IT Director ENS

"A BI4ALL apresenta flexibilidade e um conhecimento especializado sólido. Foi importante termos um parceiro capaz de abordar um contexto internacional, a partir de Portugal, e com pessoas estabelecidas no Reino Unido e em França. Este projeto, para nós, representa um dos projeto chave da gestão de topo, com muita visibilidade e acompanhado pela gestão de topo do Grupo."

Jean-Marc Varnet

IT Director Europe

Partilhar

Conteúdos relacionados

Frameworks orientadas por metadados no Microsoft Fabric: Implementações em YAML (Parte 3) Blog

Frameworks orientadas por metadados no Microsoft Fabric: Implementações em YAML (Parte 3)

Implementações YAML no Microsoft Fabric usam Azure DevOps para validação, estrutura por ambientes e pipelines com aprovações, garantindo consistência.

Frameworks orientadas por metadados no Microsoft Fabric: Logging com Eventhouse (Parte 2) Blog

Frameworks orientadas por metadados no Microsoft Fabric: Logging com Eventhouse (Parte 2)

Logging no Microsoft Fabric com Eventhouse garante visibilidade centralizada e análise em tempo real de pipelines, usando KQL para ingestão escalável.

Como simplificar frameworks orientadas por metadados no Microsoft Fabric com YAML Blog

Como simplificar frameworks orientadas por metadados no Microsoft Fabric com YAML

Simplifique frameworks orientadas por metadados no Microsoft Fabric com YAML para ganhar escalabilidade, legibilidade e integração CI/CD.

Solução analítica em Fabric para garantir Escalabilidade, Single Source of Truth e Autonomia Use Cases

Solução analítica em Fabric para garantir Escalabilidade, Single Source of Truth e Autonomia

A nova arquitetura analítica baseada em Microsoft Fabric assegurou integração de dados, fiabilidade e escalabilidade, promovendo autonomia analítica e preparação para futuras exigências.

Applications of Multimodal Models | BI4ALL Talks Tech Talks

Applications of Multimodal Models | BI4ALL Talks

Transformação analítica na Cloud: Desempenho, escalabilidade e segurança em grande escala Use Cases

Transformação analítica na Cloud: Desempenho, escalabilidade e segurança em grande escala

Uma instituição financeira migrou para uma solução analítica na cloud desenvolvida pela BI4ALL, permitindo insights seguros, escaláveis e de alto desempenho para parceiros municipais e bancários.

video title

Vamos começar

Tem uma questão? Quer iniciar um novo projeto?
Contacte-nos

Menu

  • Expertise
  • Knowledge Centre
  • Sobre Nós
  • Carreiras
  • Contactos

Mantenha-se atualizado e impulsione o sucesso com inovação

Newsletter

2025 Todos os direitos reservados

Política de Privacidade e Proteção de Dados Política de Segurança de Informação
URS - ISO 27001
URS - ISO 27701
Cookies Settings

BI4ALL may use cookies to memorise your login data, collect statistics to optimise the functionality of the website and to carry out marketing actions based on your interests.
You can customise the cookies used in .

Opções para ativar ou desativar cookies por preferência.

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site. Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Estes cookies são usados para reconhecer visitantes quando voltam ao nosso site. Isto permite-nos personalizar o conteúdo do site para si, cumprimentá-lo pelo nome e lembrar as suas preferências (por exemplo, a sua escolha de idioma ou região).

Estes cookies são usados para proteger a segurança do nosso site e dos seus dados. Isto inclui cookies que são usados para permitir que faça login em áreas seguras do nosso site.

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site. Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores. As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Estes cookies são usados para fornecer anúncios mais relevantes para si e para os seus interesses. Também são usados para limitar o número de vezes que vê um anúncio e para ajudar a medir a eficácia de uma campanha publicitária. Podem ser colocados por nós ou por terceiros com a nossa permissão. Lembram que já visitou um site e estas informações são partilhadas com outras organizações, como anunciantes.

Política de Privacidade