Skip
BI4ALL BI4ALL
  • Expertise
    • Data Strategy & Governance
    • Data Visualisation
    • Inteligência Artificial
    • Low Code & Automation
    • Modern BI & Big Data
    • R&D Software Engineering
    • PMO, BA & UX/ UI Design
  • Knowledge Centre
    • Blog
    • Setores
    • Customer Success
    • Tech Talks
  • Sobre Nós
    • História
    • Board
    • Parceiros BI4ALL
    • Prémios
    • Media Centre
  • Carreiras
  • Contactos
Português
InglêsAlemão
Página Anterior:
    Knowledge Center
  • Inteligência Artificial em Healthcare: Para onde caminhamos?

Inteligência Artificial em Healthcare: Para onde caminhamos?

Página Anterior: Blog
  • Knowledge Center
  • Blog
  • Fabric: nova plataforma de análise de dados
1 Junho 2023

Fabric: nova plataforma de análise de dados

Placeholder Image Alt
  • Knowledge Centre
  • Inteligência Artificial em Healthcare: Para onde caminhamos?
7 Março 2024

Inteligência Artificial em Healthcare: Para onde caminhamos?

Inteligência Artificial em Healthcare: Para onde caminhamos?

Key takeways

A IA nos cuidados de saúde melhora o tratamento personalizado, o diagnóstico e o desenvolvimento de medicamentos, melhorando a qualidade geral dos cuidados de saúde.

Os desafios de implementação, incluindo a digitalização de dados e a abordagem de preconceitos, devem ser superados para aproveitar todo o potencial da IA nos cuidados de saúde.

Apesar dos riscos, incluindo erros e preocupações com a privacidade, a IA é uma ferramenta valiosa para reduzir custos, diminuir os tempos de espera e apoiar os profissionais de saúde na melhoria dos resultados dos doentes.

Será que a Inteligência Artificial (IA) pode diminuir o risco de infeções hospitalares, aumentar as taxas de sobrevivência, e reduzir a carga de trabalho dos profissionais de saúde? 1,2

A verdade é que a IA pode trazer muitos benefícios aos cuidados de saúde e até ser usada como uma ferramenta para aumentar a qualidade de vida, diminuir os custos e tempos de espera, e dar um acompanhamento personalizado a cada pessoa, aumentando assim a sua autonomia e envolvimento ao longo do diagnóstico e do processo de tratamento. A IA não pode substituir os profissionais de saúde, mas pode apoiá-los na tomada de decisões clínicas, e melhorar a qualidade e a prontidão. 1,2

De acordo com um relatório da Grand View Research, espera-se que nos Estados Unidos, entre 2023 e 2030, haja um aumento de 37,5%3 na taxa de crescimento anual composta no segmento do mercado de saúde AI.

Com o desenvolvimento crescente da IA e o aumento exponencial do investimento nos últimos anos, vamos assistir a mais destes benefícios.

Vamos olhar para as quatro categorias principais nos cuidados de saúde, onde as soluções de IA realmente impactam4:

Diagnóstico e Prognóstico4,5

No diagnóstico, a IA aumenta os tempos de resposta permitindo que o tratamento necessário seja iniciado mais cedo, o que pode levar a uma melhoria significativa no prognóstico do paciente. Os algoritmos de Machine Learning podem aprender a ver padrões semelhantes à forma como os médicos os vêem, mas têm a capacidade de responder mais rapidamente do que um médico. Assim, estes algoritmos podem ser utilizados para dar prioridade aos pacientes e fazer uma pré-seleção, onde mais tarde um especialista validará os resultados. Este processo reduz a carga de trabalho dos profissionais de saúde.

Os algoritmos de Machine Learning são particularmente úteis em áreas onde o diagnóstico é feito através de imagens, tais como TACs, electrocardiogramas, ressonâncias magnéticas, dermatoscopias, e retinografias, entre outras.

Também é possível desenvolver modelos de previsão através de indicadores clínicos, que podem ser extremamente importantes para minimizar exames invasivos ou ajudar em locais onde não há acesso a equipamento de saúde apropriado.

Outra vantagem é ajudar o clínico a combinar os resultados de múltiplos exames para tornar o diagnóstico mais robusto e completo.

Os modelos preditivos também podem ser utilizados no prognóstico, ajudando o médico a estar ciente do possível curso da doença, de complicações futuras, ou dos resultados do tratamento. Por exemplo, estes modelos podem ajudar a prever se um paciente terá um risco baixo ou elevado de morte após a cirurgia, o que pode aumentar as suas hipóteses de sobrevivência, uma vez que o médico pode ajustar antecipadamente o tratamento.

Fig.1- Diagnóstico e Prognóstico

Tratamento4,6

Outro dos benefícios potenciais da IA é a assistência no tratamento ou no acompanhamento dos pacientes após o diagnóstico.

Uma das principais vantagens é a medicina personalizada. Pacientes diferentes respondem a medicamentos e horários de tratamento de forma diferente. Assim, o tratamento personalizado tem um enorme potencial para aumentar a esperança de vida dos pacientes. Este tipo de medicina também previne a utilização de medicamentos que não produzem resultados em determinados pacientes, o que por sua vez reduz os custos. Com a IA é possível descobrir que indicadores clínicos de um paciente sugerem que ele terá uma resposta específica a uma determinada terapia. Um modelo preditivo que prevê a resposta do paciente ao tratamento pode ser desenvolvido, ajudando os médicos a escolher o tratamento mais apropriado para cada pessoa.

A possibilidade de acompanhamento dos pacientes após alguns tratamentos ou intervenções em casa é outra vantagem. Com a ajuda de uma aplicação de IA onde os pacientes registam dados clínicos diários relevantes, o seu progresso clínico pode ser acompanhado de perto e, se houver alguma razão para alarme, o sistema pode rapidamente encaminhar o paciente para uma unidade de saúde. Este acompanhamento em casa aumenta o conforto e a autonomia do paciente, reduz o risco de infeções hospitalares e aumenta o número de camas disponíveis no sistema de saúde.

Quando todos os processos são automatizados, a IA pode combinar instantaneamente os resultados de múltiplos testes e análises para sugerir o melhor tratamento com base nos indicadores clínicos do paciente, o que pode levar a um impacto positivo no tratamento e na recuperação.

Nos últimos anos, foram desenvolvidos robôs para ajudar alguns pacientes a manter a sua rotina, ajudando-os a manter as suas capacidades cognitivas e motoras através de sugestões auditivas, sensoriais e visuais. Estes robôs têm como principal objetivo ajudar os cuidadores de pessoas com demência ou Alzheimer, simplificando as suas tarefas e aumentando a qualidade de vida do paciente. Os robôs podem mitigar sentimentos negativos como tristeza e solidão através das atividades que promovem (ler revistas e jornais, tocar música ou sons familiares, receber lembretes de datas ou eventos importantes, armazenar fotografias, estabelecer ligações com a família e amigos, etc.).

 

Fig.2- Tratamento

Desenvolvimento de Medicamentos4,7

Desenvolver medicamentos é um processo notoriamente caro e moroso e este é um problema para a indústria farmacêutica. Uma das fases mais lentas é o processo analítico e que pode ser acelerado com a ajuda da IA. A IA pode ser útil nas 4 fases seguintes:

  • Identificação das moléculas alvo de intervenção: Para o desenvolvimento de um medicamento, é necessário compreender a origem biológica de uma doença de modo a identificar bons alvos onde o medicamento possa ser eficaz, bem como os seus mecanismos de resistência.
  • Descobrir candidatos a fármacos: Deve ser encontrado um composto que possa interagir com a molécula alvo identificada, da forma desejada. É importante ter cuidado com os potenciais compostos e o seu efeito no alvo (afinidade), para não mencionar os seus efeitos secundários fora do alvo (toxicidade).
  • Acelerar os ensaios clínicos: A escolha de candidatos adequados para os ensaios clínicos pode influenciar a sua duração. A IA pode ajudar a identificar padrões que separam bons candidatos de maus, bem como a assegurar a distribuição correta para grupos de participantes no ensaio.
  • Encontrar Biomarcadores para diagnóstico: O tratamento de doenças só é possível quando estes tiverem sido corretamente identificados. Alguns métodos de rastreio são dispendiosos e envolvem equipamento complexo. Com a ajuda da IA, é possível encontrar biomarcadores (moléculas tipicamente encontradas no sangue humano) que fornecem uma certeza absoluta sobre se um paciente tem uma doença e identificar a sua progressão.

Fig.3- Desenvolvimento de medicamentos

Edição Genética4,8

A edição do genoma permite a modificação do ADN dos organismos. O material genético pode ser adicionado, removido ou alterado. Esta técnica identifica uma sequência de ADN alvo através de uma curta estrutura de ARN criada pelo investigador. O RNA é ligado a uma enzima que atua como um mecanismo de corte e corta essa peça específica. Após o corte, é utilizado um mecanismo de reparação do ADN. Uma das abordagens mais utilizadas actualmente é o CRISPR-Cas9, que se baseia num sistema de defesa que as bactérias têm contra vírus.

Um problema é que esta técnica depende de uma sequência de RNA guia curto para apontar e editar um local de ADN específico, mas o RNA guia pode adaptar-se a múltiplos locais de ADN e isso pode levar a efeitos secundários não intencionais. Está provado que os modelos de Machine Learning produzem os melhores resultados quando se trata de prever a melhor sequência de RNA.  A IA pode acelerar significativamente o desenvolvimento do RNA guia, o que resultará num maior desenvolvimento desta técnica e, consequentemente, numa redução dos custos.

Fig.4- Edição Genética

Apesar de todas as vantagens que a IA pode trazer, é necessário prestar especial atenção a alguns dos riscos existentes, a fim de aproveitar ao máximo todo o seu potencial.9,10

Alguns dos riscos mais importantes a mitigar são9,10 :

  • Erros no algoritmo: Os sistemas de IA são propensos a erros, que podem levar a danos ao paciente ou a outros problemas significativos. É necessário ter um grande volume de dados, que deve ser real e fiável para minimizar estes erros.
  • Questões de privacidade: Como com qualquer tecnologia, os hackers podem potencialmente ganhar acesso aos sistemas e roubar dados. A proteção dos pacientes contra fugas de dados é também parte integrante da utilização segura da IA na medicina. Com os protocolos de segurança corretos em vigor, estas violações devem ser menos prováveis de ocorrer.
  • Enviesamento: A IA não é imune a enviesamentos. De facto, a mais ténue indicação de discriminação nos dados de treino reflete-se nos resultados. Certos grupos com características distintivas (género, etnia, raça, convicções, etc.) podem ser vulneráveis a diagnósticos/tratamentos errados, se não tiverem sido cuidadosamente considerados pelo algoritmo inicialmente.

Para implementar a IA no setor de healthcare é também importante quebrar algumas barreiras e enfrentar alguns desafios como, por exemplo

  • Digitalização dos dados: Sem quantidades massivas de dados introduzidos nos sistemas de IA, é impossível obter resultados fiáveis. Por conseguinte, é importante obter dados de alta qualidade sobre healthcare em formato digital.
  • Atualizações regulares dos dados: É necessário que os dados fornecidos estejam sempre atualizados para aumentar o desempenho dos algoritmos e obter sempre os melhores resultados.
  • Intervenções de especialistas: Os algoritmos de Machine Learning devem ser desenvolvidos com os conhecimentos de médicos especialistas para uma melhor otimização. Além disso, é necessário que a comunidade médica acredite nestes algoritmos, e esteja consciente de que a IA é uma ferramenta de apoio justa que nunca irá substituir o seu papel.

Em conclusão, com todos os seus benefícios e riscos, a utilização de IA em healthcare pode ajudar a melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados, reduzir custos, diminuir os tempos de espera, e apoiar os profissionais de saúde a melhorar e salvar vidas.

 

Referências:

  1. How will generative AI impact healthcare? (n.d.). World Economic Forum. https://www.weforum.org/agenda/2023/05/how-will-generative-ai-impact-healthcare/
  2. Artificial Intelligence in Healthcare | EIT Health. (2022, June 15). EIT Health. https://eithealth.eu/think-tank-topic/artificial-intelligence-in-healthcare/‌
  3. Artificial Intelligence in Healthcare Market Size Report, 2019-2025. (n.d.). https://www.grandviewresearch.com/industry-analysis/artificial-intelligence-ai-healthcare-market
  4. Schmitt, M. (2019). Artificial Intelligence in Medicine | The Top 4 Applications. com. https://www.datarevenue.com/en-blog/artificial-intelligence-in-medicine
  5. Rajpurkar, P., Chen, E., Banerjee, O., & Topol, E. J. (2022). AI in health and medicine. Nature medicine, 28(1), 31–38. https://doi.org/10.1038/s41591-021-01614-0
  6. Johnson, K. B., Wei, W. Q., Weeraratne, D., Frisse, M. E., Misulis, K., Rhee, K., Zhao, J., & Snowdon, J. L. (2021). Precision Medicine, AI, and the Future of Personalized Health Care. Clinical and translational science, 14(1), 86–93. https://doi.org/10.1111/cts.12884
  7. Paul, D., Sanap, G., Shenoy, S., Kalyane, D., Kalia, K., & Tekade, R. K. (2021). Artificial intelligence in drug discovery and development. Drug discovery today, 26(1), 80–93. https://doi.org/10.1016/j.drudis.2020.10.010
  8. Wang, S. W., Gao, C., Zheng, Y. M., Yi, L., Lu, J. C., Huang, X. Y., Cai, J. B., Zhang, P. F., Cui, Y. H., & Ke, A. W. (2022). Current applications and future perspective of CRISPR/Cas9 gene editing in cancer. Molecular cancer, 21(1), 57. https://doi.org/10.1186/s12943-022-01518-8
  9. Mills, T. (n.d.). Council Post: The Risks And Benefits Of AI In Medicine. Forbes. Retrieved January 3, 2023, from https://www.forbes.com/sites/forbestechcouncil/2021/03/23/the-risks-and-benefits-of-ai-in-medicine/?sh=7de7bf5b58d8
  10. Powell,A. (2020, November 11) Risk and Benefits of an AI Revolution in Medicine. Harvard Gazette https://news.harvard.edu/gazette/story/2020/11/risks-and-benefits-of-an-ai-revolution-in-medicine/

Autor

Marta Carreira

Marta Carreira

Associate Consultant

Partilhar

Conteúdos relacionados

Frameworks orientadas por metadados no Microsoft Fabric: Implementações em YAML (Parte 3) Blog

Frameworks orientadas por metadados no Microsoft Fabric: Implementações em YAML (Parte 3)

Implementações YAML no Microsoft Fabric usam Azure DevOps para validação, estrutura por ambientes e pipelines com aprovações, garantindo consistência.

Frameworks orientadas por metadados no Microsoft Fabric: Logging com Eventhouse (Parte 2) Blog

Frameworks orientadas por metadados no Microsoft Fabric: Logging com Eventhouse (Parte 2)

Logging no Microsoft Fabric com Eventhouse garante visibilidade centralizada e análise em tempo real de pipelines, usando KQL para ingestão escalável.

Como simplificar frameworks orientadas por metadados no Microsoft Fabric com YAML Blog

Como simplificar frameworks orientadas por metadados no Microsoft Fabric com YAML

Simplifique frameworks orientadas por metadados no Microsoft Fabric com YAML para ganhar escalabilidade, legibilidade e integração CI/CD.

Solução analítica em Fabric para garantir Escalabilidade, Single Source of Truth e Autonomia Use Cases

Solução analítica em Fabric para garantir Escalabilidade, Single Source of Truth e Autonomia

A nova arquitetura analítica baseada em Microsoft Fabric assegurou integração de dados, fiabilidade e escalabilidade, promovendo autonomia analítica e preparação para futuras exigências.

Applications of Multimodal Models | BI4ALL Talks Tech Talks

Applications of Multimodal Models | BI4ALL Talks

Transformação analítica na Cloud: Desempenho, escalabilidade e segurança em grande escala Use Cases

Transformação analítica na Cloud: Desempenho, escalabilidade e segurança em grande escala

Uma instituição financeira migrou para uma solução analítica na cloud desenvolvida pela BI4ALL, permitindo insights seguros, escaláveis e de alto desempenho para parceiros municipais e bancários.

video title

Vamos começar

Tem uma questão? Quer iniciar um novo projeto?
Contacte-nos

Menu

  • Expertise
  • Knowledge Centre
  • Sobre Nós
  • Carreiras
  • Contactos

Mantenha-se atualizado e impulsione o sucesso com inovação

Newsletter

2025 Todos os direitos reservados

Política de Privacidade e Proteção de Dados Política de Segurança de Informação
URS - ISO 27001
URS - ISO 27701
Cookies Settings

BI4ALL may use cookies to memorise your login data, collect statistics to optimise the functionality of the website and to carry out marketing actions based on your interests.
You can customise the cookies used in .

Opções para ativar ou desativar cookies por preferência.

Estes cookies são essenciais para fornecer serviços disponíveis no nosso site e permitir que possa usar determinados recursos no nosso site. Sem estes cookies, não podemos fornecer certos serviços no nosso site.

Estes cookies são usados para fornecer uma experiência mais personalizada no nosso site e para lembrar as escolhas que faz ao usar o nosso site.

Estes cookies são usados para reconhecer visitantes quando voltam ao nosso site. Isto permite-nos personalizar o conteúdo do site para si, cumprimentá-lo pelo nome e lembrar as suas preferências (por exemplo, a sua escolha de idioma ou região).

Estes cookies são usados para proteger a segurança do nosso site e dos seus dados. Isto inclui cookies que são usados para permitir que faça login em áreas seguras do nosso site.

Estes cookies são usados para coletar informações para analisar o tráfego no nosso site e entender como é que os visitantes estão a usar o nosso site. Por exemplo, estes cookies podem medir fatores como o tempo despendido no site ou as páginas visitadas, isto vai permitir entender como podemos melhorar o nosso site para os utilizadores. As informações coletadas por meio destes cookies de medição e desempenho não identificam nenhum visitante individual.

Estes cookies são usados para fornecer anúncios mais relevantes para si e para os seus interesses. Também são usados para limitar o número de vezes que vê um anúncio e para ajudar a medir a eficácia de uma campanha publicitária. Podem ser colocados por nós ou por terceiros com a nossa permissão. Lembram que já visitou um site e estas informações são partilhadas com outras organizações, como anunciantes.

Política de Privacidade