7 Março 2024
Key takeways
A inovação tecnológica facilitou uma transformação significativa em vários domínios dos cuidados de saúde, como a gestão dos doentes, o diagnóstico e a interação entre os médicos e os seus pacientes. De acordo com a análise de especialistas, a próxima década promete testemunhar uma maior extensão do potencial da Inteligência Artificial (IA) onde a convergência entre os avanços tecnológicos e as iniciativas de redução de custos facilitam o início de uma revolução na medicina.
A Inteligência Artificial está a impulsionar uma grande mudança nos cuidados de saúde, oferecendo um potencial, sem precedentes, para melhorar os resultados dos pacientes e profissionais da saúde, dado que possui a capacidade de analisar grandes volumes de dados de pacientes, identificar padrões e tendências, auxiliar no diagnóstico, bem como fornecer recomendações de tratamento personalizadas.
Assim a sociedade contemporânea, impulsionada pelos avanços tecnológicos, está a assistir a uma influência notável da Inteligência Artificial (IA) nos cuidados de saúde, melhorando a eficiência, a qualidade e a segurança dos serviços médicos.
Capacitar os profissionais de saúde
Uma das dificuldades atuais nos cuidados de saúde atuais é a necessidade de mais profissionais de saúde. A tecnologia traz inúmeras vantagens também neste ponto, uma vez que possibilita que os profissionais de saúde se concentrem em fornecer tratamentos de alta qualidade pois ao automatizar as responsabilidades de rotina e organizar as informações médicas, a tecnologia permite que os profissionais de saúde tomem decisões informadas e otimizem o seu tempo, melhorando, em última análise, os resultados para os pacientes.
Por exemplo, os chatbots e os sistemas de reconhecimento de voz simplificam as operações, melhoram a comunicação entre os pacientes e os médicos e agilizam as tarefas administrativas.
Melhorar os diagnósticos e leitura de exames
A IA está a ser cada vez mais utilizada na imagiologia médica, como os raios X, para ajudar os médicos a identificar anomalias e a detetar detalhes subtis que podem passar despercebidos apenas pela observação humana. Com a capacidade de processar e analisar grandes quantidades de dados de imagiologia, os sistemas alimentados por IA permitem diagnósticos mais rápidos e mais exatos.
Sem dúvida que as soluções de IA têm o potencial de mudar os cuidados de saúde, ajudando na previsão e prevenção de emergências de saúde, fornecendo tratamentos precoces e agilizando a leitura de exames, por exemplo.
É fundamental compreender que a IA não se destina a substituir os profissionais de saúde, mas sim a complementar os talentos existentes e a fornecer informações valiosas.
Aumentar a produtividade
Empresas como a Microsoft estão a liderar o processo de integração do software de cuidados de saúde com a tecnologia de produtividade. Por exemplo, ao integrar software de imagiologia com plataformas de colaboração como o Microsoft Teams, os profissionais de saúde podem facilmente colaborar, procurar segundas opiniões e fazer diagnósticos mais rápidos. Esta integração poupa tempo, permite a colaboração remota e conduz à deteção precoce de doenças.
Geração de dados para os avanços da IA
A IA tem o potencial de influenciar não só o diagnóstico de doenças, mas também o processo de tratamento, incluindo a monitorização de doenças crónicas e o ajuste de dosagens de medicação. Os esforços no setor dos cuidados de saúde geram grandes quantidades de dados, que a próxima geração de sistemas de IA pode aproveitar. Estes dados permitem melhores previsões e melhores resultados nos cuidados de saúde.
Monitorização remota e cuidados personalizados
A tecnologia desempenha um papel fundamental na monitorização remota do doente e nos cuidados personalizados. Para além disso, as soluções de IA facilitam a monitorização diária, reduz o stress associado às visitas ao hospital e melhora a experiência geral do doente. Os doentes a recuperar de cirurgias ou a gerir doenças crónicas podem ser monitorizados remotamente, reduzindo os internamentos hospitalares e permitindo-lhes recuperar em casa. A monitorização contínua ajuda a antecipar e a resolver complicações precocemente, fazendo com que os doentes se sintam mais cuidados e apoiados.
Otimizar e automatizar os processos
A automatização e a IA podem ser cruciais para otimizar vários aspetos dos cuidados de saúde, incluindo a gestão de recursos e as cadeias de abastecimento.
Os hospitais podem tirar partido de tecnologias inovadoras para automatizar a organização de turnos, a gestão de listas cirúrgicas e o controlo de inventário, por exemplo, conduzindo a um aumento da produtividade e à redução de custos.
Confiança e responsabilidade na IA
A confiança e a responsabilidade são considerações essenciais na adoção da IA nos cuidados de saúde. As empresas de tecnologia são responsáveis por garantir práticas de IA responsáveis, incluindo processos de transparência e validação. No entanto, as pessoas, os profissionais de saúde e os decisores devem todos participar ativamente na implementação da IA nos cuidados de saúde. As pessoas podem tomar decisões mais informadas e contribuir para a utilização adequada da IA nos cuidados de saúde fazendo perguntas, procurando conhecimentos e participando no processo de aprendizagem.
Em conclusão…
O poder transformador da IA nos cuidados de saúde está a remodelar rapidamente o setor. Desde a capacitação dos profissionais de saúde e a melhoria dos resultados para os doentes até à otimização dos processos e à melhoria da gestão dos recursos, a IA oferece um potencial imenso. Tirando partido dos avanços tecnológicos e integrando de forma responsável a IA nos cuidados de saúde, podemos esperar um futuro em que a tecnologia e os conhecimentos humanos trabalhem lado a lado para oferecer melhores e mais eficientes serviços.