Fabric é a nova plataforma de análise de dados lançada pela Microsoft que combina todas as ferramentas de análise de que as organizações necessitam, e que está atualmente em fase de preview.
Combina o Azure Data Factory, o Synapse Analytics e o Power BI num único produto, mas não se trata apenas de um rebranding da oferta existente do Synapse Analytics. Ao invés disso, baseia-se na visão de uma plataforma unificada ao nível da experiência do utilizador que temos no Synapse Analytics, mas o núcleo dos motores de computação foi refatorizado para também se integrar firmemente ao nível dos dados.
O Fabric é uma solução SaaS, com o objectivo de reduzir as barreiras à sua adesão, reduzir a complexidade da configuração e dar a cada membro da equipa as experiências específicas de que necessita. Tal como o Power BI, não é necessário criar um cluster ou decidir o tamanho de uma base de dados, tudo o que precisa está simplesmente lá. É alimentado pelo Azure, mas nem sequer precisa de abrir o portal do Azure para o utilizar.
O Fabric é construído em torno do OneLake e fornece sete workloads principais: Data Factory; Synapse Data Engineering, Synapse Data Science, Synapse Data Warehousing, Synapse Real-Time Analytics, Power BI e Data Activator.
O mais interessante é que todos estes motores funcionarão com o mesmo formato de dados: delta parquet. Que é um padrão aberto, o que significa que não há dependência do fornecedor.
O que isto também significa é que os dados escritos por um motor podem ser lidos por qualquer outro motor, eliminando assim a necessidade de ter várias cópias dos mesmos dados. Isto reduzirá a complexidade, os custos de integração e armazenamento, e o tempo desde a ingestão de dados até à sua apresentação.
Espera-se que o serviço Azure OpenAI esteja fortemente integrado com o Fabric em todas as camadas para ajudar os utilizadores no desenvolvimento ou na extração de informações dos seus dados.
“A quem se destina o Fabric?”
No papel, destina-se a todos, mas na prática, depende dos seus casos de utilização específicos. Já tem uma plataforma de análise? Que tecnologias está a utilizar? Se a sua plataforma de análise já estiver no Azure, é provável que exista um caminho de migração num futuro próximo. Mas ainda é cedo para uma resposta definitiva.
“Estou prestes a iniciar um novo projeto de analytics, devo esperar pelo Fabric General Availability?”
Não sabemos quanto tempo levará para o Fabric alcançar a GA. Se o seu projeto de análise estiver no Azure, e seguindo a resposta anterior, muito provavelmente todo o trabalho feito será portado para o Fabric. Se o projeto não envolve o Azure, então muito provavelmente as razões que funcionaram contra o Azure também funcionarão contra o Fabric.
“Quanto é que custa?”
Haverá dois tipos de SKU, é possivel reservar uma capacidade com uma subscrição mensal ou anual, como o Power BI Premium. Ou optar pela abordagem “Pay-as-you-go” do Azure, sem compromisso e facturado ao segundo.
Até à data ainda não foram divulgados os valores da reserva de capacidade. Já os valores de “pay-as-you-go”, começam nos 0,36USD/hora ou 263,80USD/Mês para uma capacidade de 2CU’s (capacity units) e vai até aos 2048CU’s que corresponde a 368,64USD/hora ou 269.107,20USD/mês.
O valor de armazenamento é pago em separado e é equivalente ao valor do Azure ADLS.
“E se eu precisar de escalar a capacidade?”
Com os SKUs do Azure, pode escalar e pausar/retomar a capacidade conforme necessário. Não tenho a certeza de como irá funcionar com as SKUs de subscrição.
Como mencionado, o Fabric ainda está em fase de preview e algumas das funcionalidades anunciadas ainda não estão disponíveis ou apresentam erros, mas é um produto empolgante e estamos ansiosos para ver como se desenvolve. Cada uma das peças do Fabric merece um artigo dedicado (ou mais) e tentaremos fazer isso à medida que explorarmos mais a plataforma.
Se tiver oportunidade, teste o produto ou contacte a BI4ALL para ver se este se adequa às suas necessidades.
Leia a segunda parte deste artigo aqui.